11/05/2012

Lembranças: PAI

O pai dela é um alcoólico que nunca deu paz à família. Era do tipo que chegava bêbado de madrugada e criava a maior confusão: palavrões, barulho, insultos, etc. mas nunca violência física, só isso é que abonava em favor dele.

Ela chega à casa, por volta das 19h, vindo do curso de dactilografia (naquele tempo era um curso obrigatório para quem quisesse encontrar um emprego). Entra pela parte lateral da casa com a sua bicicleta, a sua mãe dá por ela a entrar e grita:
- O teu pai sofreu um acidente de mota. (ele andava com um outro bêbado, dono de um boteco, proprietário de uma vespa a qual estava sempre embriagado conduzi-la).

Naquele momento ela experimenta dois sentimentos que pensava que não se pudessem sentir juntos pela mesma coisa: alívio e tristeza. Alívio porque viu que nunca mais ia acordar ou viver assombrada pelo bêbado, e tristeza porque afinal de contas é seu pai. É possível sentir isso?

Na sua garganta morre uma pergunta, por falta de coragem: "morreu"? Ao invés disso e para não parecer muito ansiosa, pergunta:

- Onde ele está?
- Está aí, todo quebrado.

Neste momento ela experimenta outras duas emoções, que também não combinam para uma mesma coisa: decepção e alívio. Decepção porque afinal as noites e madrugadas de inferno vão continuar, e alívio porque afinal de contas é seu pai. É possível sentir isso?

Terminando a história, o acidente não foi nada de grave, ele esteve de molho em casa por alguns meses a andar de muletas o que proporcionou alguma paz, pois desta forma ele não pôde mais se embriagar, pelo menos por algum tempo, o fez depois da recuperação.

NOTA: Ela sou eu.

3 comentários:

  1. Oi Analu, obrigada pela visita.
    Isso mexeu comigo, porque tanto meu pai qt meu padrasto eram homens assim. Chegavam bêbados em casa, querendo aprontar sempre. Tenho péssimas lembrancas de ambos. Do meu pai eu era mt pequena, só lembro da minha mae falando que ele nao prestava. Mas tenho otimas lembrancas dele tbm qd estava bem, sóbrio. Nunca nos bateu nem à nossa mae. Mas do marido da minha mae nao tenho nenhuma recordacao boa :-(

    Mas sabe, meu pai morreu há mais de 6 anos. Resultado de um acidente de moto. Esta bêbado...
    Foi qd estive em seu leito em coma e aconteceu a quebra do muro que nos distanciava... enfim. Gosto de falar sobre isso porque, sabe? um dia eles vao mesmo e fica um vazio tao estranho.

    Torco pra que seu pai entenda a bobagem que tem feito.
    Um bj e desculpa falar tanto.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito que tenha tirado um tempinho para ler o meu desabafo... o feedback deixa-me muito feliz. Eu já visitava o seu blog há muito tempo, mas raramente tenho oportunidade de escrever alguma coisa. O que vai mudar, pois vou ter mais tempo para fazer o que gosto.
    Beijinhos. ANALU

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!

    Que sua semana seja abençoada por Deus, e que aquilo que vc espera possa chegar ;)

    Beijos

    Dri Viaro
    Mãe, esposa, dona de casa, trabalhadora - www.driviaro.com.br
    Amélias de Salto - www.ameliasdesalto.com
    Ateliê Festeiro - Aqui sua festa acontece! - www.ateliefesteiro.com

    ResponderEliminar